Como lidar com a paranoia? ou coisa parecida…


Conflito familiar ou paranoia? Internamento ou não? 12/05/17

Por experiência própria, às vezes, quando se tem um paciente em casa que tem paranoia ou coisa parecida e faz algo como gritar alto ou brigar com um familiar, logo as pessoas pensam em interna-lo. Não pense imediatamente em internação. Quase sempre é apenas uma briga familiar que vai passar dentro de algumas horas, e tudo voltará ao normal. Conheço uma pessoa que simplesmente por ter gritado muito alto, uma mulher chamou a ambulância e o coitado ficou um mês e meio internado no Pinel… não dava para esperar um pouco? Acho que dava. Tudo passa. Às vezes, em casos mais graves, deve haver internação, mas muitas e muitas vezes as coisas podem ser feitas de outra maneira.

O medo que uma pessoa com paranoia ou algo parecido tem dos seus perseguidores: como enfrentar? – 12/05/17

Às vezes, quando se está muito aflito com seus perseguidores ou coisa parecida, deve-se ir a um psiquiatra. Talvez seja preciso aumentar a medicação: é o que eu estou passando. Deve-se deletar as coisas que lhe causam aflição ou agonia. Eu tenho uma psiquiatra muito boa que me conhece há 23 anos, isso já é muito bom. Ela já me ajudou muito. Procure tudo isso antes de uma internação. Às vezes o remédio não faz efeito, por isso é muito importante ter coragem e enfrentar de uma maneira silenciosa, sem brigas, sem ofensas, simplesmente deletar aquilo que causa dor.

Observação: paranoia ou coisa parecida

Como conviver com a paranoia e se integrar à sociedade – 14/02/17

Quando você está com paranoia ou coisa parecida, as coisas ficam difíceis e às vezes é bom ficar sozinho, mas também não devemos nos afastar das pessoas. Eu sei que é difícil se integrar nos ambientes em que você vive, pois tudo parece que conspira contra você, mas isso é pura imaginação. Assim, é bom conversar com as pessoas se você puder e se integrar ao ambiente, isso vai lhe fazer bem. Eu sei que é muito difícil mas dá para conseguir. Não se sinta diferente, pois tudo é uma questão de se entrosar. Têm dias que você está mais acessível às pessoas, conversa e se entrosa, outros dias não – isso é normal. E para terminar, uma frase que um jogador de futebol chamado Neymar tem escrito no pescoço (a frase é pequena): tudo passa.

Obrigado,

Pedro

A irritação e a paranoia ou coisa parecida – 14/02/17

Eu perguntei para a minha psiquiatra se tinha remédio para irritação; ela me respondeu que não. Então, o que fazer quando você estiver irritado junto com a paranoia? Não entre em atrito com ninguém, tente ficar light, eu sei que é difíci,l mas tente. Eu estou escrevendo isso porque estou passando por isso e só de escrever isso já está me fazendo bem. Procure fazer alguma coisa que distraia, não se sinta deslocado, procure se acalmar. O olhar é muito importante, ou seja, procure olhar as pessoas pelo lado bom, assim você ficará mais tranquilo(a). Volto a dizer que sei que é difícil, mas dá para conseguir.

 

Conflito familiar ou paranoia? Internação ou não? 10/02/17

Por experiência própria, às vezes, quando se tem um paciente em casa que tem paranoia ou coisa parecida e faz algo como gritar alto ou brigar com um familiar, logo as pessoas pensam em interná-lo. Não pense imediatamente em internação. Quase sempre é apenas uma briga familiar que vai passar dentro de algumas horas, e tudo voltará ao normal. Conheço uma pessoa que simplesmente por ter gritado muito alto, uma mulher chamou a ambulância e o coitado ficou um mês e meio internado no Pinel… Não dava para esperar um pouco? Acho que dava. Tudo passa. Às vezes, em casos mais graves, deve haver internação, mas muitas e muitas vezes as coisas podem ser feitas de outra maneira.

 

O medo que uma pessoa com paranoia ou algo parecido tem dos seus perseguidores: como enfrentar? 10/02/17

Às vezes, quando se está muito aflito com seus perseguidores ou coisa parecida, deve-se ir a um psiquiatra. Talvez seja preciso aumentar a medicação: é o que eu estou passando. Deve-se deletar as coisas que lhe causam aflição ou agonia. Eu tenho uma psiquiatra muito boa que me conhece há 23 anos, isso já é muito bom. Ela já me ajudou muito. Procure tudo isso antes de uma internação. Às vezes o remédio não faz efeito, por isso é muito importante ter coragem e enfrentar de uma maneira silenciosa, sem brigas, sem ofensas, simplesmente deletar aquilo que causa dor.

 

Irritação por causa da paranoia ou coisa parecida. 03/08/16

Se você estiver irritado com os seus “perseguidores”, sentindo-se mal física e psiquicamente, faça um esforço e tente realizar um exercício físico como correr ou andar de bicicleta. Isso lhe fará bem psiquicamente. Você ficará mais falante, mais leve e mais simpático para as pessoas. Faça isso cotidianamente. O exercício físico é muito bom para o psiquismo. Se você se sentir perseguido mesmo assim, faça um esforço ou apenas delete o que você sentiu que era contra você, quando você estava fazendo o exercício. Exemplo meu: eu ando de bicicleta mais ou menos 40 minutos e paro para tomar um Gatorade. O cara que me serve o Gatorade me diz piadinhas que minha mente logo acha que ele é um perseguidor. Simplesmente tomo um Gatorade, agradeço a ele depois de pagar e ainda digo que ele vai ficar rico de tanto vender coco e Gatorade. Ele diz: você que é um bom amigo. E eu respondo: somos bons amigos! Observação: faça exercício, por favor!

O estresse, a paranoia e o exercício físico. 26/02/16

Às vezes a gente se sente muito irritado, com paranoia e coisa parecida. Aí bate um estresse. Por experiência própria, para passar o estresse, faça exercício físico. No meu caso, eu comprei uma bicicleta e está dando certo. Quando eu ando de bicicleta, eu me sinto livre de tudo. Apenas com a endorfina no meu corpo, e me dá uma satisfação muito grande. Faça exercício físico! Quando se sentir com paranoia ou coisa parecida, faça exercício. Procure não se irritar com você mesmo! Pois a irritação causa mal a saúde física e psíquica. Não tenha preguiça, faça exercício!

Paranoia ou coisa parecida. 14/08/15

Quando você estiver na rua e ouvir alguém falando sobre você, procure abordar essa pessoa com toda delicadeza e perguntar por que está falando sobre você e sobre sua família. Logo ele dirá que não é nada disso, que não está falando de você e que talvez você esteja “maluco”. Isso é um bom desarme para você ficar mais tranquilo. Quando isso se tornar uma rotina muito forte, acontecer em qualquer lugar e você não souber quem é quem, ou seja, quem te persegue e quem não te persegue, procure um lugar reservado e fique sozinho por alguns momentos sem televisão ligada, apenas em silêncio, e procure não pensar nas paranoias. Elas vão passar porque elas vem e vão.  Não faça a sua família sofrer com suas paranoias, pensando que eles também te perseguem. Você pode não se dar com seu irmão, ou irmã, ou pais, mas não pense que isso é paranoia, isso é coisa de família, assim, não desconfie deles.

A simbologia, a paranoia e coisas parecidas. 22/07/2015 

Às vezes eu vejo pessoas fazendo gestos para mim. Ou mesmo, vejo pessoas carregando coisa pesadas, indicando que terei um dia pesado. Isso tudo me causa medo. Mas procuro enfrentar esse medo. Por exemplo: quando saio de casa e vejo uma pessoa carregando um objeto pesado, indicando que terei um dia pesado, mesmo assim, saio de casa. Ou seja, enfrento. Procuro ir a um lugar sossegado, sem muitas pessoas, sem “chamativos” da paranoia. Os “chamativos” da paranoia são, por exemplo, lugares muito cheios de gente, em que as pessoas fazem movimentos que eu acho que são para mim. Ambientes com muitas pessoas falando também podem chamar a paranoia. Espero que essa minha escrita ajude a quem tem o mesmo problema que eu, a superar. Tudo passa. Quando a coisa ficar preta, telefone para o seu psiquiatra.

 

Sobre a palavra que você escuta. 13/03/2015

Quando você estiver conversando com alguém ou com várias pessoas e ouvir alguma coisa que faça você sentir paranoia, ou seja, um alerta vermelho, procure conversar mais profundamente sobre o que você ouviu. Não fique cabisbaixo, calado, sofrendo com as noias. Converse e peça explicações sobre o que ouviu e você vai se sentir mais calmo. Estou falando isso de novo porque nem sempre isso funciona e as vezes a pessoa fica dias e dias pensando no que alguém falou. Eu aprendi a deletar, ou seja, a não me influenciar com o que eu ouvi. Aprendi isso com os anos. Se mesmo assim você não conseguir deletar, ligue para o seu psiquiatra ou procure algum. Quando você recebe um presente você aceita se quiser ou simplesmente o devolve. Eu busco ajuda quando não sei diferenciar quem me persegue, dos outros: de todo mundo. Quando sinto que todo o mundo me persegue, procuro meu psiquiatra, ou seja, procuro ajuda.

 

Como conseguir um psiquiatra de confiança. 06/03/2015 

Se você tem plano de saúde e vai a uma psiquiatra, geralmente este psiquiatra atende muito mal as pessoas porque para eles quanto mais pacientes melhor, ou seja, o tempo da consulta é pequena. Se você puder, é melhor arranjar um psiquiatra particular. E que este psiquiatra acredite no que você está dizendo, ou melhor, acredite que você está sofrendo. Por exemplo, minha psiquiatra, quando eu digo que estão “me cornetando na televisão”, ela diz, “eu não consigo sentir isso, mas sei que você sente”. Ou seja, ela acredita no que você diz. E me dá o remédio adequado para o meu sofrimento. Aumenta o remédio, ou coisa parecida. Espero que esta dica ajude você a conviver com a paranoia ou coisa parecida.

Dicas de Pedro Baçu para lidar com a paranoia ou coisa parecida.
Sobre o Haldol: Haldol e drogas perigosas. 13/01/15

Para mim, que estive internado há muitos anos atrás na Clínica Corcovado… estava completamente fora do meu normal… mas isso já faz muitos anos, no tempo em que eu não sabia lidar com minha paranoia ou coisa parecida… Me deram, na fila do remédio na clínica, o tal de haldol. Encheram a minha mão de remédio, inclusive o tal de haldol. Fiquei completamente fora da realidade, chegando até a tomar choque para voltar. Caminhava como um robô sem saber onde estava e para onde estava indo, completamente a mercê dos enfermeiros e médicos do local. Escrevo isso para mostrar como é importante ter um bom psiquiatra que dê remédios devagar, que melhorem o seu estado. Minha mãe veio me buscar na clínica e só me dei conta de mim 03 dias depois, na cozinha da casa dela, com um copo de laranjada na mão. Senti dores terríveis no cérebro. Como se fosse… pense na pior dor que você pode ter na vida… foi essa a dor que senti no cérebro. Graças a Deus tudo já passou e vivo um bom momento na minha vida. Mesmo com as paranoias, que para mim são reais. Para outros, é delírio. As vezes eu não sei o que é real e o que não é… por isso, peço que tenham cuidado ao consultar o psiquiatra e com a medicação que vai tomar. Já faz  alguns anos que estou com a medicação certa. Dou graças a Deus por isso. Bem, é isso que queria falar. Espero que tenha ajudado alguém em situação difícil com os remédios, para que eles não façam a pessoa sofrer, ao invés de melhorar.

Dicas de Pedro Baçu para lidar com a paranoia ou coisa parecida, 05/12/2014: “Os remédios”

“Quando começou minha paranoia, há 30 anos atrás, eu não tomava remédios porque não sabia bem o que estava passando. Até que o meu pai me levou no psiquiatra e ele me receitou remédios que eu não tomei. E as coisas continuaram na mesma: ouvindo vozes ou coisas parecidas. Até que fui internado e lá me deram remédios que eu tive que tomar. As coisas melhoraram. Dormi melhor e consegui sair da clínica. E fui me tratar no Hospital Dia Casa Verde onde encontrei a Dra. com quem me trato há 20 anos. Ela fala que eu sinto essas coisas que para mim são reais e que eu tenho que tomar os remédios. E comecei a tomar os remédios regularmente e realmente as coisas melhoraram. Não solucionaram, mas melhoraram: fiquei mais calmo e mais corajoso para enfrentar as vozes. E eu nunca mais parei de tomar os remédios.

Às vezes, eu não conseguia saber se o que se passava comigo era real ou irreal. Quando isso acontecia, tudo ficava ainda mais difícil e então eu marcava uma consulta com minha psiquiatra. Eu pedia para aumentar a minha medicação porque estava sem condição de saber se alguém que conhecia, queria me perseguir ou me ajudar.

Mais uma dica:

Se você já frequenta o psiquiatra nunca pare de tomar os remédios prescritos. Eu já tive uma experiência de parar os remédios. Fiz isso junto com minha psiquiatra, porque eu pedi. Não passei bem: não dormia direito, não podia ver televisão porque achava que estavam falando comigo na televisão, e coisas assim. Por isso, se você toma os remédios, não pare.

Existe um outro problema: os efeitos colaterais dos remédios (prisão de ventre, boca seca, e coisas parecidas). São muitos remédios. Acertar o remédio certo para cada pessoa é muito difícil. Eu tive sorte de acertar o remédio. Mas as coisas acontecem assim mesmo, demora mesmo acertar o remédio. Mas não desista. Fale com psiquiatra se você está melhorando ou não com o remédio X ou Y.

Outra coisa importante é o sono. O sono é importantíssimo. Procure dormir o suficiente para não se sentir fatigado.”

 

Dicas de Pedro Baçu para lidar com a paranoia:

“Quando você está em casa deitado na cama (que é a hora pior) e sente que a TV está falando com você, mude de canal. De preferência troque para a TV Senado porque só fala de política.”

“Quando você andar na rua e ouvir coisas a seu respeito, compre um fone de ouvido.”

“Quando você está num recinto e percebe que no outro há pessoas falando da sua vida e de seu cotidiano, abra a porta e converse com elas. Isso faz desarmar a paranoia porque o que elas conversam não tem nada a ver com você.”

 

Vídeo escrito e dirigido por Pedro Baçu: Lições para paranoia ou coisa parecida

SENHA PARA ASSISTIR O VÍDEO: paranoia

 

Outras dicas:

“Quando voce lê um jornal e acha que está falando sobre você, não leia só o titulo… leia a matéria toda… você logo verá que não tem nada a ver com você.”

“Quando você está andando na rua e tem o som das pessoas e você ouve do nada ‘Canalha’ (ou coisa parecida) e acha que é para você, se aproxime da pessoa e diga ‘Oi, senhor, aconteceu alguma coisa?’ ( e estende a mão). Aí você verá que não é nada. Ai, que alívio!”

“Se você tem tem paranoia, seria muito melhor que não bebesse, mas se beber não beba destilados, nem muita quantidade de cerveja. Se tiver paranoia, quando beber, ponha um fone no ouvido com a música que você mais gosta e procure não olhar muito para as pessoas. Procure alguém de confiança, médico, psiquiatra, estagiário. Eu sei que é duro ter paranoia quando se bebe, a pessoa fica à mercê das paranoias. É como se fosse um edifício em que cada instante uma janela se abrisse e cada uma delas fosse um pouco de paranoia. Elas vão se abrindo cada vez mais até virarem uma monstruosidade te perseguindo.”

Dica sobre não ficar só quando tiver paranoia ou coisa parecida:

“Ontem tive uma experiência de paranoia quando estava só no meu quarto. Fiquei pensando coisas e perseguições que por nada saíam da minha cabeça. Resolvi ligar a televisão e tudo se tornou pior porque a televisão estava falando comigo por mensagens, mudei de canal, as coisas melhoraram mas ainda estava inquieto. Resolvi então falar com minha senhorinha sobre coisas que não tinham nada a ver com minha paranoia. Comecei a ficar melhor,  as coisas passaram. Resolvi então sair pro Botafogo Praia Shopping mas não queria ir sozinho, porque sozinho com paranoia a gente se sente desamparado, é muito ruim. Procurei alguém de confiança e tinha um colega que foi comigo tomar um café no McDonald’s no shopping, as coisas passaram. Se você não tiver com quem sair é melhor ficar em casa e conversar com parentes: mãe, pai, irmão ou alguém que você confie, procure conversar e pensar sobre coisas que desviem o pensamento da paranoia, mas se nada disso adiantar ligue para sua psiquiatra, ela vai conversar com você por telefone e te deixar mais calmo.”

Dica sobre paranoia e familia:

“Se você sente paranoia da sua família, é porque realmente você não está bem. A paranoia está tomando conta de você, você não sabe mais quem é quem. Já aconteceu isso comigo. A minha única solução – a solução que eu tive – foi realmente pensar que isso é impossível e deletei da minha mente.

Tinha paranoia do meu pai, desconfiava dele, mas ele era tão meu amigo, que eu realmente tirei da minha mente aquilo que eu pensava.

Aí vai mais uma dica, contra as noias. Porque se você não deletar a paranoia envolvendo a sua família, você estará deixando a sua família em conflito e isso é horrível e você vai parar – desculpa dizer – numa clínica psiquiátrica!”

E você? Tem alguma técnica para lidar com a paranoia? Compartilhe com a gente.

Ou se tiver alguma dúvida paranoica pode me perguntar. Na medida do possível, se tudo der certo – sabe com é, nada é garantido – responderei.

Obrigado pelo interesse!


105 Comentários

  1. Simplesmente maravilhoso!!! Parabéns ao Pedro pelo estilo!

  2. Muito bom, parabéns pela criatividade nessas artimanhas do viver!

  3. Genial!!!
    Tem é que publicar isso!

  4. Grande Pedrão!!!!!! Muita saudades de vc, querido amigo. Me parece que vc vem se tornando cada vez mais sábio!!! Parabéns pelas palavras!!!! Nao esqueci de vc nao, viu!!! Mas foram tantas mudanças em minha vida… Estou morando em Floripa, sabia? Agora vivo rodeado de gremistas e colorados. Te ligo para conversarmos, meu amigo!!!! Fica com Deus e abraços a todos da querida C.V. Rodrigo Garcez!!!!

  5. Adorei suas dicas, Pedro. Muito legal aprender com você. Um beijo grande, Renata.

  6. É o que se chama uma “estilística da existência”! Não consigo pensar em exemplo melhor.

  7. Maravilhoso isso! Parabéns aos amigos da Casa Verde! O site está bonito, fácil de navegar, uma beleza! E a ideia de um espaço para os pacientes é mto boa, esperamos atualizações!

    Abs a todos,

    Dani.

  8. Super práticas sua dicas, Pedro!!!! Bacana.

  9. Muito interessante as dicas, algumas eu já praticava, acho que por instinto, mas as outras são fantásticas. Ter a atitude de abrir a porta e interagir com as pessoas que julgamos estarem falando sobre nós, é o auge da coragem de enfrentar seus temores. Parabéns.
    Fico na torcida para que divulguem mais essa pagina, e que a experiencia possa ser também uma alternativa no tratamento.

  10. Maravilhosa a frase dos fones de ouvido. rs

  11. Pedro e sua sabedoria! Adorei as dicas.

  12. Uma aula… adorei a idéia dos fones de ouvido!

  13. Sensacional, Pedro! Continue escrevendo pois o teu texto é muito bom!

  14. “ponha um fone no ouvido com a música que você mais gosta e procure não olhar muito para as pessoas” Acho que preciso fazer isso de vez em quando. Muito bom, Pedro!!! Gostaria de ver mais dicas suas aqui.
    Abraços saudosos a todos do Casa Verde.

  15. Oi Pedro!
    Adorei as dicas, muito boas!
    A da TV Senado é genial!
    Beijos,
    Raquel

  16. Incrível, Pedro! Uma aula para todos nós! Aguardo novas dicas!!!

  17. Poderia começar a pensar num livro, o que acha? Parabéns por compartilhar suas experiências! Adorei tb o site, assim, dá para matar um pouquinho da saudade de vcs! Beijos!

  18. Pedro, adorei!
    É muito bom compartilhar conquistas, continue passando adiante as suas dicas!
    Beijos
    Alejandra

  19. Pedro, é só eu chegar em casa, no santo aconchego do lar, que os cachorros dos vizinhos começam a latir! Lá se vai o silêncio e, com ele, minha paz depois de um longo dia de trabalho.
    Será que é algo comigo, santo Deus?
    Você teria alguma dica pra me dar? rs

    Abraço grande, Pedro!

  20. O site da Casa Verde foi uma ideia genial! Dá para todos os pacientes se expressarem, assim como os técnicos e estagiários. Eu escrevi algumas coisas. Espero que vocês gostem e mandem um recadinho para mim. O site mostra também fotos do sarau e coisas pitorescas que aconteceram lá, por exemplo, a venda do jornal pela Natasha, que parecia uma jornaleira… com uma bolsa de jornais… vendeu 36 jornais! O site serve para várias coisas. O que motivou minha contribuição para o site foram coisas reais que passaram comigo e ainda passam, tipo crônicas… sabe? Espero que vocês gostem.

  21. Pedro, adorei suas dicas, principalmente pela naturalidade que você as coloca. Tenho certeza que suas dicas serão muito úteis. Obrigada por compartilhar sua experiência conosco. Você é incrível! Muitas saudades, beijos Adriana.

  22. Pedro

    Adorei o texto, sua experiência com certeza pode ajudar muita gente. Obrigado por compartilha-la conosco. Você nos ensina sempre.
    Grande abraço
    Riomar

  23. Muito boa a dica Pedro.

  24. Cara amiga Ana Paula,
    Eu já passei por isso tambem, os cahorros latiam quando eu chegava em um certo lugar e eu pensava que era comigo, mas era pura paranóia. Procure conversar com parentes, tomar um banho gelado e ouvir musica que você goste, logo eles pararão de latir e a vida no seu doce lar voltará ao normal. Tenho mais coisas para escrever sobre isso, mas agora não me vem à cabeça. Não se preocupe, procure ficar bem.
    Pedro.

  25. Parabéns pelo seu texto, Pedro! Muito bem escrito! Tomara que possa ajudar e inspirar muitas pessoas!

    Escreva mais!

  26. Gostei muito do guia do Pedro Baçu, anti-paranóia. valeu Pedro!!!!!!!!!!!!!

  27. Pedro,
    Você é um querido! suas dicas são muito boas e vão ajudar muito quem precisa!

  28. Bebe uma coca que passa!

  29. Adorei o site, tenho ótimas recordações do trabalho de vocês, mesmo não tendo participado do grupo. As palavras do Pedro são dicas valiosas devem ser publicadas. Grande Abraço.

  30. Parabéns Pedro! ótimas dicas! Escreva mais!

  31. Oi Pedro! Parabéns, você devia escrever mais. É muito criativo, adoreiii!!!
    Vou entrar depois para ver novas dicas!

    Beijoss…

  32. Pedro,

    adorei a sua iniciativa. Ótimas dicas! Você está de parabéns!

    Beijos,

    Luisa.

  33. Descobri um jeito de ver tv que nao agride as “noias”.
    Ajuste a idade de censura para os programas e verás o que há de mais simples e positivo em alguns canais sem ver coisas que nao existem.
    No rádio indico a rádio rio de janeiro 1400 Mhz am, uma radio para toda a familia, uma radio espirita que alia a palavra de Jesus com o trabalho de Allan Kardec na terceira revelação divina depois de moises,jesus e os espiritos de luz, através de seres iluminados como chico xavier, divaldo pereira franco,jose raul teixeira que tambem estao em palestras do bem no you tube e internet.
    Valeu, Pedro, otimas dicas!

  34. Ah sim, regule a censura dos canais de tv por assinatura em 12 ou 14 anos e desfrute.
    O mundo se tornará mais leve

  35. Outro modo que pesquisei para espantar a noia, que ultimamente nao sinto tanto, mas que pode dar uma leveza na forma de ver tv ou ouvir radio sem incomodos é escolhendo so os melhores canais e escapando de certas cenas ou programas, mesmo os que sao biodesagradaveis, como aqueles que minha sogra diz com sabedoria: coisas que nao existem e que insistem em criar como aliens que querem nos destruir (ora bolas, por que os alienígenas teriam o trabalho de serem contra nós, por que nao podemos ser amigos do universo?) e se quisessem nos destruir ja o teriam feito há seculos, talvez na verdade ja tenhamos feito isto e tenhamos a vontade de ir a outros planetas para levarmos o odio de alguns que pensam nisto (o ET de varginha, os chupa-cabras etc.)

  36. Muito boa as suas dicas Pedro!!! se puder publique mais para gente acompanhar!!
    Beijos Gabriela.

  37. Simplesmente genial gaucho!

  38. Achei tambem uma outra forma de espantar as noias alem de minhas ideias anteriores, acho que esta é adequada: ouvir música classica, porque nao tem letra que nos faça induzir um pensamento que pode ser prejudicial a nosso equilibrio mental.

  39. Pedro,

    Para as meninas eu recomendo a (leitura dos livros:
    “Poliana Menina” e “Poliana Moça”
    Me ajudaram muito num determinado momento da juventude.
    (se acharem onde tem pra vender eu quero a indicação)
    Afetuoso abraço a todos. Maria Luiza

  40. Pedro,
    muito legal Tenho certeza que suas dicas ajudarão muitas pessoas!
    Um beijo,
    Rosane

  41. Oi Pedro,

    suas dicas tão criativas estão como presentes a serem lembrados por todos nós, sempre!
    Super bacana, parabéns!

    Aproveitando a ocasião,

    para você e toda a equipe do Casa Verde,
    Boas Festas e Feliz Natal!

    Beijos

  42. Pedro,
    nossa muito interessante essas dicas…
    Genial!!
    você está de parabéns por ter aprendido a lidar com a sua paranoia.
    feliz ano de 2013!
    beijos,
    Ligia.

  43. Poucos falam da sua paranoia, dos seus medos, daquilo que carregam escondido. Do que sentem em lugares cheios, do que sentem diante do chefe ou dos colegas de trabalho, da namorada nova, do amante, do marido ou da esposa, da família que não vê há muito tempo, dos irmãos, dos pais, do analista.
    Eu, de minha parte, sou completamente paranoico, talvez não como Lacan definia a paranoia estruturalmente. Mas sou paranoico, de ficar pensando no que os outros pensam de mim, de pensar que o pensar é uma arma que imobiliza sem balas, a ponto da minha fala ficar perturbada, de minhas palavras congelarem, do suor escorrer pelo rosto, da angústia invadir e paralisar.
    Poucos admitiram sua paranoia, poucos a admitirão, mas somos todos paranoicos, com suas pequenas paranoias cotidianas, seus ciúmes paranoicos, suas paranoias que lhe acordam de sobressalto à noite, invadindo seus doces sonos e os transformando em pesadelos repletos de Don Juans e messalinas.
    Mais do que elogiar o Pedro, que de fato é genial, dá de dez a zero nos manuais de psiquiatria, nos grandes manuais de psiquiatria, eu quero é aprender com ele como conviver com essa maldita paranoia que me corrói as entranhas como ácido em carne fresca, como sol em pele nova, como o olhar penetrante na virgem que deseja.
    Ensinai-me aquilo de que preciso, aquilo sem o qual fenecerei.
    Obrigado, Pedro.

  44. Anônimo,
    Gostei muito do que você escreveu. Você deve ser professor de faculdade, ou coisa assim. De paranoico para paranoico:
    tenho muitas paranoias em sonhos quando durmo. Eu digo que são sonhos persecutórios. Não sei se estou errado, pois não sou professor ou coisa parecida. Acordo sobressaltado e com medo, mas tenho uma dica para isso. Logo que você acordar do sonho da paranoia, acenda a luz. Eu tenho um fone de ouvido para ouvir música. Musica que eu gosto e, assim, a paranoia, não digo que vai acabar, mas que ela ameniza, ameniza. Porque a musica ocupa o espaço do medo e da paranoia.
    Um abraço do paranoico para o paranoico!

  45. Minha mãe está com delírio de perseguição, ouve vozes, acha que colocaram “grampos” na casa, acha que passarinhos são adestrados pelos “outros” e enviados para o quintal de casa para ficarem falando com ela, acha que os “outros” mandam mensagens pela televisão, rádio para ela. Quando vai tomar banho, apaga todas as luzes, pois “cismou” com as lampadas, e por aí vai….

    Já discuti muito com ela, eu e meu irmão, até que percebi que se tratava de paranóias. Se tentamos falar para ela que não existem vozes alguma dizendo o que ela diz, que não existem “grampos” na casa, que “passarinhos” não são adestrados para mandar mensagens, ela diz que é o que “eles” querem, que achemos que ela está louca, que querem nos colocar contra ela…

    Gostaria de dicas de como lidar com a situação, o que fazer, ela não aceitará tratamento, sempre desconfiará… Como lidar e amenizar, a ponto de ganhar confiança dela para que possamos mostrar a ela que precisa de tratamento?

  46. Caro Henrique,
    Acho que vc deve procurar um profissional que ofereça tratamentos menos tradicionais, como uma visita à sua mãe para um cafezinho. Talvez isso abra espaço para um tratamento mais sutil que não passe por consultórios, jalecos, antipsicóticos, internações, essas coisas que devem assustar sua mãe.
    É minha opinião, mas imagino que o Pedro deve ter algo a lhe dizer. Com a palavra o titular da coluna.
    Um abraço

  47. Caro Henrique, as dicas do anônimo foram muito boas, mas eu também tenho uma dica: que você consiga que a sua mãe venha ao Núcleo de Assistência Casa Verde. Aqui eu me trato e também acho que somos uma família, tudo é conversado entre os psicólogos, os estagiários e os técnicos. Se a sua mãe vier, ela vai dizer tudo o que está sentindo e sentir o ambiente. Se ela gostar, ela pode fazer uma experiência aqui conosco. Sem jalecos, sem remédios, etc

    Um abraço,

    Pedro Baçu

  48. Muito bom, Pedro!!! Continue nos agraciando com suas adoráveis narrativas.

    Sucesso pra ti!!!

    Beijos!!!

    Angélica

  49. Pedro,
    Parabéns !!! Suas dicas são geniais e podem ajudar muitas pessoas. O seu curta metragem então, fiquei admirada!
    Continuo achando que você deve se programar para filmar o restante das dicas/lições e claro, sempre que tiver alguma nova, por favor, compartilhe conosco. É muito bom podermos aprender uns com os outros!!!
    Seu senso artistico é muito apurado. Uma salva de palmas para você !!!!!
    Espero poder passar logo outro dia na casa Verde com vocês.
    Um beijo

    Tarsila

  50. Pedro,
    Parabéns pelas dicas e pela ajuda que você dá a tantas pessoas que precisam de apoio na luta diária com a paranóia!
    Você aprendeu a lidar com a paranóia e divide generosamente com aqueles que necessitam de troca de experiências.
    É especial e importante a sua contribuição com todos da Casa Verde e com quem te acompanha através deste espaço.

    Obrigada pelo aprendizado diário que temos contigo!

    Um Abraço,
    Cristina

  51. Estamos todos aqui reunidos, vimos o seu video e entendemos o seu mérito!!!!
    Suas dicas foram muito poéticas e bacanas,,,, em suas letras viajamos com seu entusiasmo em nos mostrar suas valiosas contribuiçoes,,,, Abraço de todos e sucesso!!!!!!!!

  52. Que bom que vc reconhece teu problema, meu marido tem delírios paranoico, mas não vê o próprio problema. Já estamos nos separando, pra mim isso prejudicou a vida dele, não para em empregos, e agora seu ciume está demais, eu tenho que ficar de olho no celular, se não o ouço tocar ele liga umas 50 vezes, me sinto ofendida quando ele afirma que eu devo ter outro.

  53. Olá Pedro! Que bom reencontra-lo através das palavras, dicas e lições neste site. Fico distante acompanhando o trabalho da Casa Verde que foi essencial no meu percurso profissional e de vida!
    Obrigada por compartilhar conosco suas reflexões! Certamente todos nós nos identificamos em algum aspecto.
    Lidar com as pequenas paranóias cotidianas, seja no trabalho, família, vida afetiva, não é tarefa fácil !
    Às vezes precisamos mesmo fazer este exercício de enxugar a fantasia.

    Beijos carinhosos e com saudades!

  54. Genial! Dica de mestre hem Pedro!!!!
    Muito bacana!

  55. Oi Pedro,
    Como você conseguiu transformar “Lições sobre a paranóia” em poesia!
    Abs. Ana

  56. Oi Miriam,

    Sei que o seu problema é difícil porque ele não se percebe paranóico. Talvez se ele se consultasse com um bom psiquiatra, isso poderia amenizar o seu sofrimento. No início eu também era assim, mas tudo pode ser contornado quando a gente sabe que tem a paranóia – mesmo assim é muito difícil. Imagina ele que não sabe que está doente. Tenha paciência com ele, pois ele deve estar sofrendo muito. E você também deve estar, tendo que compartilhar esse sofrimento com ele.
    Espero que tudo de certo e que tudo passe, como tudo na vida.
    Um abraço,

    Pedro Baçu

  57. Pedro. Em primeiro lugar gostaria de lhe parabenizar pela sabedoria, lucides e sinceridade com que você compartilha suas dificuldades. E, aproveitar este espaço para pedir ajuda, pois creio que minha esposa sofra de paranoia, num grau leve, mas creio que está influenciando negativamente nosso casamento. Vou tentar contar um pouco da nossa história, desabafar e creio que serei muito ajudado por todos desta coluna. Desde o namoro percebo que minha esposa sempre reclamou de pessoas que não gostavam dela, que armavam contra ela e tudo mais, mas nunca achei que isso fosse paranoia, achava até certo ponto normal, pois na minha opinião todos nós temos um pouco de desconfiança das pessoas e achava que ela convivia com pessoas que não combinavam com o estilo dela. Por um tempo nós terminamos o namoro, pois fui morar em outra cidade, distante da cidade onde ela morava. Ficamos afastados um do outro mais ou menos de três a quatro anos, mas mantínhamos contato por telefone. Voltamos a namorar, mesmo a distância e depois de um tempo nos casamos e ela veio morar comigo na cidade onde estava morando. Isso provocou uma mudança bem radical na vida dela, pois ela saiu do emprego, saiu de casa e deixou uma cidade grande para morar numa cidade no interior de outro estado, longe da mãe e da irmã gêmea que ela tem. Na nova cidade ela teria que começar novas amizades e tudo mais. Ela sempre reclamou da minha família, acha que ninguém gosta dela, que eles acham que ela não é pessoa ideal para mim e muitas outras coisas. Então ela começou a achar que minha família estava grampeando o telefone de casa e estava entrando em nosso computador para ficar bisbilhotando a vida dela. A partir de então ela não quer mais frequentar a casa dos meus pais, não quer ter contato com a minha família. Discutimos muitas vezes, e em muitas situações perdi a calma e a paciência, solicitei para que ele fosse até uma psicóloga, ela foi, mas depois de um tempo falou que não estava resolvendo e que a psicóloga não era de confiança. Tentei deixar esta situação de lado, reduzi as visitas a casa dos meus pais que moram em outra cidade e quando vou para a casa deles sempre vou sozinho. Por um tempo as coisas ficaram em aparente tranquilidade, mas de um tempo para cá ela acha que as pessoas do nosso novo circulo de amizade na cidade onde moramos, conhecem situações íntimas dela que aconteceram no passado. Esta situação está provendo o nosso afastamento das outras pessoas com quem temos amizade e tem dificultado em muito a nossa convivência em casa. Queria uma ajuda de como lidar com esta situação, devo eu procurar um psicologo para que ele me dê dicas de como agir? Desculpe-me pelo texto extenso, mas precisava desabafar com alguém que compreende o outro lado da moeda. Pois, todas as vezes que tento mostrar a realidade dos fatos para minha esposa, perco a paciência e muitas vezes penso em me separar, mas ao mesmo tempo sinto que posso ajudá-la.

  58. Parabéns por sua desenvoltura na elaboração de um vídeo com a proposta de compartilhar estratégias que diminuam os sintomas da paranóia.
    A escolha da trilha sonora é de muito bom gosto!
    E os atores brilhantes!
    Forte abraço!
    Ivana

  59. já estive esquizoparanóide após uma cirurgia de alto risco e nem o coma há 26 anos, causou-me tanto, certamente por mim e família sermos mto ignorantes sobre o assunto, nem sabia o q era isquemia e q existisse pessoas como eu, só metade funcionando; conhecer sem terrorismo foi-me mto útil e passei a inventar brincando soluções para viver; no UPO, após a cirurgia citada e nessa situação, eu já estava mto consciente d tudo q tinha e ao me sonegarem informações fiquei paranóica com as pessoas q me cuidavam, quadro hospitalar, inclusive comida; minha sugestão é a não sonegação d informações, creio até q já foi dito em outras sugestões, como ler o artigo do jornal, ao invés de só ler o cabeçalho. desculpem-me por me referir, mas por humildade e não tenho como não ver o mundo, se não for através de mim

  60. Video Maravilhoso e dicas muito importantes! Parabéns pela iniciativa!

  61. Caro Amigo Anônimo,
    Sua vida realmente está muito difícil com sua esposa tendo paranoias. Tenha muita paciência com ela porque ela está sofrendo. Para ela as coisas são reais; ela realmente sente essas coisas e sofre. Procure não discordar dela quando ela começar com as paranoias. Quando as pessoas discordam ficamos solitariamente sofrendo porque para nós é real o que está acontecendo. Acho que você teve uma boa ideia de se consultar com um psicólogo e pedir conselhos explicando tudo para ele como escreveu para mim. Se ela quiser ir junto, será ótimo.
    Um abraço e boa sorte.
    Pedro

  62. Marya Mayra,
    Você passou por momentos difíceis. Que bom que conseguiu inventar brincando soluções para viver. Você tem toda razão sobre a não sonegação de informações. Quando sabemos melhor o que se passa conosco, nos sentimos melhor e confiando nas pessoas. Espero que você esteja bem.
    Pedro

  63. Oi Pedro!!!
    Gostei muito das dicas e da forma como você as apresentou com clareza e sinceridade.
    Te admiro muito pela força e luta diária contra estas noias. Admiro também sua capacidade de transformar as experiências de sofrimento em produções como esta.
    Um forte abraço.
    Andreia

  64. Sou casada com um paranóico há 10anos e agora descobri a doença dele. Ficou controlado por um bom tempo mas depois da última cirurgia em 2010, uma embolização cerebral (fez 7 cateterismos na cabeça com esta 2a cirurgia), ficou cada vez pior.A psicóloga que teve melhores resultados faleceu de cancer em 2009, depois ele não conseguiu eleger ninguém. Eu tive depressão, em 2011, na época até me seguir nas ruas, o fazia, e agora infelizmente estou me separando dele, ´pois vejo como uma forma de defender os filhos da perseguição em casa, da megalomania, entre outras coisas, é muita história. E nunca me falou de seus medos, (é só ansiedade!) o que vejo é que não me tem como aliada mas como alguém que ele precisa combater constantemente.

  65. Eu sou muito paranoica Cismo com tudo e quando eu bebo , no dia seguinte fico em dúvida das coisas que eu falei eseguinteinte e isso é muito ruin ! Eu me sinto mal sendo paranoica preciso de ajuda ,

  66. Anonima,
    Espero que você não esteja com raiva de seu marido porque ele está sofrendo muito. A solução que eu vejo, é que ele deve procurar um psiquiatra e uma psicóloga com quem ele se afine. Não é difícil de encontrar, tem muitos bons profissionais. Espere um dia em que ele não esteja muito paranoico e vá com ele a uma psicóloga ou psiquiatra. Faça a consulta com ele, os dois juntos no consultório.
    Espero que vocês fiquem bem.

  67. Cima, geralmente quando a gente bebe, a gente fica muito mais sensivel para as paranóias. Por isso nao te aconselho a beber, principalmente destilados. Se voce se sente assim, procure ajuda de um psicologo ou psiquiatra. Por favor, nao beba. Sobre as suas cismas, voce deve falar isso com algum profissional.
    Um abraco,
    Pedro

  68. Tenho um relacionamento de 3 anos que ta muito complicado ele é paranoico apresenta tds sinais e sintomas …
    Na familia a outros casoso de doença psiquiatricas ,desconfia q
    ue EU sou interesseira,que planejo pelas Costas dele, q qdo ele sai falo mal dele,tem manias de doença de ir ao medico
    De fazer exames ,e manias de comprar remédios ,me proibe trabalhar medo de ser traido …
    Apesar de ser carinhoso ,e companheiro …. Tenho um monstro e um principe isso ta me fazendo mal ,me sinto mal em
    Terminar e se ele realmente estiver Mt doente … Mas Por outro lado ele me fere todo dia com suas palavras e suspeitas
    Injustificadas ….
    Como acha q devo agir???

  69. CaRA Lívia,
    Entendi o que você está passando. Seu companheiro realmente está com paranoias. Mas como vc pode lidar com ele já que ele é tão príncipe e alguns momentos?Procure ter paciencia com ele. O que eu posso lhe dizer é o seguinte: consulte, se você tiver um plano de saúde ou coisa parecida, um psicólogo para você poder lidar com ele, já que eu não tenho como saber como vc deve agir com ele, a não ser tendo muita paciência e saber que ele está sofrendo. Eu sou paranóico, sei lidar com minha paranóia. Se eu pudesse dava um conselho para ele, não para você. Que a paranóia dele não chegue a magoar você.

  70. tenho,um pai , pense numa pessoa simpática, difícil num gosta dele, porem a uns 10 meses, ele vem com uma paranoia forte
    de quer minha MÃE se apaixono por um negro, eu tenho 2 irmão, todos são contra ele , pois ver que e uma doença, uma coisa ridícula, pois pense numa pessoa correta, aqueles mãe que vive pra o lar.
    a famiia da gente era excelente, bem vista por toda as pessoa que conhece.

    meu pai é idoso 71 anos, as crises passa dois dias depois volta, tem hora que ele reconhece, e diz que num vai fazer mais isto, ele esculhamba filho por que se meti, chama coisas com minha mãe coisas absurdas horríveis, muito triste

    minha mãe já fez de tudo ja juro , ja chorro, na hora passa, depois de 24 horas ,volta num tem jeito, quando a gente pensa que vai fica bom nunca fica.

    ele não quer ir no medido , pois diz que o problema e na minha mae, ela num pode sair, ate a pintura dela, ele pega no pe,

    se ele pinta preto , ele diz que e pra pensa no caro negro, se pinta vermelho e amor no cara , se for verde e esperança que dizer loucura mesmo, da pena dele e dela, muito triste esse sofrimento.

    ele ja se apaixono no passado antes de conhece minha mae, sofreu tomo anti depressivo, a mae dele ja foi internada , o pai dele nao criou ele , o pai dele teve ele foi um filho fora do casamento, o pai dele e judeu

    apesar que meu avo registro ele as 18 anos, por que meu pai ameaço dizer pra sociedade.

    eu gostaria de uma ajuda

    esta de parabéns , a pessoa que escreveu esse site as dicas, e isso mesmo tem que muda os pensamentos, apesar que e dificil mais o caminho e esse, sabe muito que escreveu

  71. Já tive muita paranóia e nada me ajudava, durou anos! O importante e relaxar que vai passar, acredite em si e lembre dos tempos em que não tinha paranóia, do tempo em que era feliz! Tudo passa! Deixe tua família te ajudar, eles só querem teu bem! Confie neles! Se ajude, ninguém e melhor que vc!

    Um beijo,
    Joanna

  72. Junior,
    Já passei por uma coisa parecida. Meu pai também era meio paranoico. Mas não era com a minha mãe, era com o vizinho. Ele cismava que o vizinho estava falando dele. Ele ouvia coisas do vizinho falando sobre ele. Meu pai foi ao médico, pois tentou invadir a casa do vizinho. Meu pai foi internado, quando voltou para casa voltou outra pessoa. Espero que o seu pai não precise de internamento. Ele está fazendo a familia sofrer e ele também sofre. Uma dica para você, sobre como tratar o seu pai, é quando ele começar a falar certas coisas, ouça atentamente e diga para ele que você reconhece que ele está sofrendo e precisando de ajuda, mas tudo com a maior calma possivel, para ele não se sentir ofendido. Vocês já foram ao psiquiatra falar sobre o seu pai? Se não foram, acho uma boa idéia ir, mesmo sem ele. Porque um médico vai saber orientar a como fazer nesta situação. Espero que o seu pai melhore, porque se o seu pai só teve isso agora, talvez essa paranoia seja passageira e possa melhorar com tratamento. Um abraço, Pedro

  73. Caro Pedro,
    Há tempos não entrava aqui.
    Você continua genial!
    Grande abraço,
    Paulo

  74. Paulo,
    Que bom que você tem paciência de ainda ler o que eu escrevo.
    Obrigado pelo seu comentário!
    Um abraço,
    Pedro.

    1. Oi Pedro!! Que saudade de vocês do casa verde! Fazia um tempo que não entrava aqui para olhar as dicas e tenho que te dizer que está incrível sua página! Tem dicas muito boas! Demais! Aprendo muito! Beijos

    2. Obrigado pelas excelentes dicas, Pedro!
      Muito bom mesmo!
      Parabéns pelo estilo e pela originalidade.
      Abraço, Fernando

    3. Muito bom seu depoimento! Acredito que ajudará muito o meu filho. Por favor, responda meu email, gostaria de saber qual a terapia indicada pra isso! Grata, Sillvana

    4. Obrigada pelas dicas e parabéns pela humildade de dividir seus problemas.
      Eu tenho um grande amigo que tem todos os sintomas de paranoia. Mas ele é resistente a médicos, só acredita em Deus e acha que é capaz de se curar só através de oração, sozinho. Porém ele tem paranoia com a família e distorce, nitidamente , as palavras que lê na bíblia pra justificar os comportamentos paranoicos. E por achar que não é paranoia e que sim as pessoas são suas inimigas ele tem reações violentas com “auto-defesa”. Eu não sei o que fazer.

    5. Oi Narcisa,
      Você foi muito gentil ao escrever essas palavras.
      Obrigada,
      Pedro

    6. Obrigado, Fernando, por ter lido o que escrevi!
      São coisas que passei. Mesmo sofrendo tento passar essa experiência para pessoas que tem os mesmos problemas que eu.
      Obrigado.
      Pedro

    7. Silvana,
      Seu filho tem apenas 21 anos e está praticamente no inicio da doença. No inicio a gente sofre mais porque não tem experiencia de como se defender dela. Queria fazer uma pergunta para você: ele desconfia da família, ouve vozes? Para amenizar essa fase você deve ouvi-lo e não contrariá-lo. Quando ele estiver em crise, diga que compreende o que ele está passando. Ele frequenta psiquiatra? Toma remédios? Eu tomo, faz mais de 40 anos. Os remédios não resolvem tudo, amenizam a paranoia, ou seja, a pessoa fica mais relaxada. Se ele ouvir vozes, colocar um fone no ouvido, com músicas que ele goste, ajuda.
      Espero que você responda o que eu escrevi.
      Um abraço,
      Pedro

    8. Oi Bia,
      Tudo bem?
      Eu também tenho um amigo com o mesmo problema. Talvez, ajudá-lo a se ocupar possa ajudá-lo a se distrair. E quando ele estiver com crise, muito perseguido, geralmente a pessoa fica muito introspectiva, apenas pensando sobre a paranoia. Procure, se possível, conversar com ele, porque a paranoia vem e passa, são poucos dias, poucas horas, mas passa. É mesmo difícil que ele não aceite um médico, mas procure convence-lo de que o médico não é um bicho papão, se for possível. A conversa é mesmo muito importante. Quando digo que passa é experiência própria. Talvez com ele não passe, mas a conversa e paciência são muito importantes.
      É uma situação difícil mesmo. Espero que ele não sofra tanto e não faça outros sofrerem.
      Abraços, Pedro

    9. Olá Pedro!
      Parabéns pelo espaço, ótima iniciativa!
      Abraços,
      Luiza (PUC-Rio)

    10. Oi Pedro! Fiz uma visita ao casa verde para a vaga de estágio. Comentei com você que havia lido seus textos
      aqui no site. Lembra?
      Gostei muito!! Continue escrevendo e ajudando outras pessoas.
      abraços,
      Juliana.

    11. Olá, Pedro
      Sua habilidade com a paranoia é genial, não me canso de dizer isso.
      Acho que seu site deveria ser divulgado em outros lugares, ter mais visibilidade.
      Se isso não acender a luz vermelha, é claro!
      Abraço,
      Paulo

    12. Obrigado Paulo! Você é um cara muito legal e paciente por ler minhas coisas.
      Gostei da ideia da divulgação. Agora estamos também divulgando no facebook da Casa Verde: https://www.facebook.com/pages/Casa-Verde/505077219554358
      Teu Grêmio está botando para quebrar, heim! Gostaria que o Inter estivesse no G4, mas não… ele está lá embaixo. Vamos ver agora no segundo turno! O 5X0 eu já esqueci!
      Abração,
      Pedro Baçu

    13. Pedro,
      depois de ler o que você escreveu ever o que produziu no vídeo “Lições para Paranóia ou coisa parecida” não podia deixar de vir comentar seu talento para produções de arte como estas e para a arte de lidar com a vida!
      Muito legal o fato de você se disponibilizar a ajudar outros compartilhando de sua experiência.
      Um prazer ter te conhecido no Casa Verde.
      Abraços,
      Isabela

    14. Muito bom, Pedro!! Continue sempre escrevendo!! Um beijo, Giulia

    15. Pedro,

      Estive hoje na casa verde participando do turno do sábado, e você me falou sobre o blog.
      Adorei os seus textos, são ótimos para poder ajudar outras pessoas!
      Obrigado pela tarde que passei aí, foi ótimo! Espero voltar outras vezes!
      Continue escrevendo, que continuarei lendo, você tem muito a ensinar!

      Abração!

    16. Pedro, todos nós temos dificuldades na vida, e vejo que você enfrenta as suas de uma maneira exemplar! Que legal tudo que você escreveu!!! Adorei! Estou saindo da Casa Verde, mas quero continuar lendo seus textos! Continue escrevendo! Beijos, Camila Câmara.

    17. Muito interessante e abrangente! Gostei muito, parabéns!

    18. Pedro,
      Não consegui acessar pelo Facebook. Está no ar?
      Abraço,
      Paulo

    19. Oi Paulo,
      Está sim no ar. Hoje irei publicar mais um texto!
      Abraços,
      Pedro.

    20. Pedro, demais os seus textos e as suas dicas! Muito bacana ver como voce enfrenta os seus problemas, por mais dificil que ele seja! Todos nós temos dificuldades, mas com ajuda e paciencia a gente consegue superar eles! Sua determinação em deletar esses pensamentos ruins e em ficar bem é MUITO inspiradora! Continue a nos ensinar assim e a ajudar outros que sofrem como voce! Um abraço!

    21. Olá Pedro,

      Nos conhecemos naquele dia em que fui na Casa verde e pedi para você fazer três desenhos para mim. Vim conferir o site e adorei! Ótimos relatos e dicas, foi um prazer conhecer você!

      Abraços

    22. Fala, Pedro!
      Sempre ótimo, hein!?
      Grande abraço

    23. Pedro,

      foi muito inspirador ler as duas dicas. Parece que voce sabe o caminho para desfazer o labirinto que tem na sua cabeça!
      Tenho certeza que essas dicas, que são tão uteis para voce, vão ajudar muitas pessoas! Me ajudou bastante por exemplo, como uma demonstração de que a gente mesmo pode construir caminhos para lidar com as nossas proprias questões e com os nossos nós.

      Muito obrigada!

      Abraços.

    24. Oi Paulo,
      Obrigado! Você é muito legal Paulo!
      Grande abraço,
      Pedro

    25. Obrigado Ana Clara! Que bom que você gostou!
      Em breve irei escrever novas dicas!
      Grande abraço,
      Pedro.

    26. Boa tarde! Parabéns pela explicação. Tenho uma filha que
      sofre desse mal.Fica muito brava e diz que a minha casa é horrível e quer ir morar em outra cidade, para não ouvir os chingamentos.Sofro muito e já pensei em interná-la.
      Se irrita comigo, com o irmão, com a cunhada e com qualquer pessoa poi, acha que estão falando mal dela e chora o dia inteiro.

    27. Meu esposo acha que no serviço dele zuaram com uma foto dele e está correndo na net , acredita que é reconhecido na rua e escuta alguém falar ” olha o cara do whatsapp ”
      Passamos com ele no psiquiatra ele está tomando remédio está mais calmo mais só ,ele ainda acredita estar sendo reconhecido por essa foto que ele acha que fizeram dele e só sai p trabalhar está evitando público me ajudem o que faço para ele aceitar que é coisa da cabeça dele como lidar com ele ? Ele resolveu deixar a barba crescer p não ser reconhecido o que eu faço ?

    28. Oi Pedro, como você está?

      Estive na Casa Verde semana passada, participando do turno da tarde, e você acabou comentando sobre seus textos.

      Agora que eu li, gostaria de lhe parabenizar pela iniciativa e pela sensibilidade! Deve estar ajudando e inspirando muitas pessoas. Mesmo para quem nunca presenciou os sintomas, suas palavras tornam-se um grande aprendizado! Espero que continue escrevendo e motivando mais gente!

      Foi um prazer lhe conhecer!

      Abraços!

    29. Muito obrigado Joana, valeu mesmo.

    30. Parabéns, Pedro!
      Os seus escritos de 2017 estão muito bons! Acho que poderão ajudar muita gente.
      Siga em frente!

    31. Pedro,
      Concordo plenamente com você. Ter um profissional que te conheça e que te acompanhe é muito importante. Com isso, nas horas onde as coisas ficam mais difíceis, temos pessoas de confiança pra recorrer. Assim fica menos doloroso e solitário.
      Escrever, produzir, falar, se distrair, fazer esporte, são formas de lidar bem com os problemas, desfocando dos pensamentos persecutórios. Parabéns mais uma vez!

    Deixe seu comentário!