A Casa Verde oferece tratamento psicológico e tratamento psiquiátrico. Com são destinados também a pessoas que não possuem graves problemas psicológicos ou psiquiátricos, que não precisam portanto dos recursos que ofertamos em nossa instituição, esses  tratamentos são realizados, além da Casa Verde, em consultórios localizados em outros bairros, por profissionais que fazem parte de nossa equipe.

Bairros em que atendemos: Botafogo, Cosme Velho, Copacabana, Humaitá, Jardim Botânico, TijucaBarra.

Nossa equipe é formada por psicólogos, psicanalistas e psiquiatras, com experiência clínica e aptos a prestar os diferentes tipos de tratamento na área de psicoterapias, bem como prestar atendimento mais pontual relativo a avaliações e laudos psicológicos.

O tratamento psicológico, também conhecido como psicoterapia, pode ser realizado individualmente, em grupo, com  a família ou com o casal. A psicoterapia é indicada para as pessoas que estão vivendo situações difíceis (separações, perdas, estresses etc.), que não conseguem mais administrar. É indicada ainda para os sujeitos que apresentam sintomas que dificultam sua vida afetiva e/ou profissional, tais como ansiedade, insônia, nervosismo, depressão, falta de ânimo, insatisfação, ciúme excessivo, dificuldades no trabalho ou nos relacionamentos etc. O psicólogo pode indicar qual a psicoterapia mais adequada para cada caso, e indicar a necessidade ou não do uso de medicamentos psiquiátricos, como ansiolíticos e antidepressivos. É importante frisar que a psicoterapia não é uma mágica que soluciona milagrosamente todos os problemas das pessoas, como algumas propagandas enganosas prometem, mas é um recurso importante que pode fazer a diferença em situações difíceis que aparecem na vida de qualquer um de nós.

 O tratamento psiquiátrico envolve o uso de medicações e é indicado nos casos em que a psicoterapia não é suficiente ou não é indicada. Algumas vezes é necessário conjugar o tratamento psiquiátrico ao psicológico, mas isso não é uma regra, é uma exceção. De qualquer maneira, quando indicados, os remédios psiquiátricos, bem administrados e nas dosagens corretas, são úteis na condução do tratamento. Vale a pena frisar, no entanto,  que atualmente há uma procura exagerada pela medicação psiquiátrica, como se ela fosse resolver por si só os problemas da vida das pessoas, o que não é verdade. Normalmente, a não ser nos casos de maior gravidade, é preferível recorrer à psicoterapia do que à medicação.

 

SERVIÇOS:

  • Psicanálise
  • Psicoterapia individual
  • Psicoterapia em grupo
  • Psicoterapia de casal e familiar
  • Consulta psicológica
  • Avaliação psicológica
  • Laudo psicológico
  • Consulta psiquiátrica

 

EQUIPE:

  • Ana Paula Sanzana
  • Eduardo Medeiros
  • Gilvandro Carneiro